PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que o rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.
O ponto unificador e central desta pastoral é Jesus Cristo. Jesus se comunica através de parábolas, partindo de fatos da vida, conhecidos por todos, para transmitir ideias, despertar adesão e provocar transformação da realidade. Existe, sem dúvida, muita dificuldade em se aceitar a existência de uma Pastoral da Comunicação, uma vez que todos os agentes de pastoral, enquanto informam e persuadem, são, por definição, comunicadores. Por outro lado, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais.
OBJETIVO GERAL
Evangelizar o Povo de Deus através dos meios de comunicação social, anunciando os valores humanos e cristãos, oferecendo informação objetiva e eficiente para a formação de uma consciência crítica e cristã.
AÇÕES PRÁTICAS
-
Formar a coordenação diocesana e paroquial da pastoral da comunicação;
-
Oferecer cursos de formação para os agentes;
-
Assumir com mais empenho o uso dos meios de comunicação na ação evangelizadora;
-
Valorizar os amplos recursos da internet e utilizá-los de modo criativo e responsável.
COORDENADOR
Osvaldo Romera, Thiago Brecci e Beatriz Brecci