MATRIZ NOSSA SENHORA AUXILIADORA
HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora é membro da Diocese de Santo André e está localizada na rua Málaga, 380, Parque Capuava, Santo André, SP.
Nossa igreja é formada por histórias de muitas dificuldades, mas ao mesmo tempo, muita fé, disponibilidade e orações.
Estas histórias são baseadas em depoimentos de pessoas que, na época, já moravam no bairro e que participaram do início da fundação da Paróquia.
Eram realizadas, com frequência, reuniões para orações nas casas de vizinhos, fazendo com que as famílias da vizinhança se conhecessem cada vez mais.
Por volta do ano de 1963, o Padre Heitor, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebrava Missas nos quintais das casas das famílias, na Sala de Força de uma fábrica de enxofre e, muitas vezes, até ao ar livre. Onde pediam, lá estava o padre e o povo!
Com a graça de Deus e a participação, garra e vontade do povo pobre, conseguiram fazer uma capela de madeira, situada na Rua Manágua, em um terreno doado em 1969, pela empresa Alcântara Machado.
O nome de Nossa Senhora Auxiliadora foi sugerido por uma moradora do bairro, de nome Irene, que estudava no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na Mooca – SP.
Um grupo de pessoas de boa vontade, liderado pelo Sr. José Manoel da Silva, desfraldou a bandeira de luta pela criação da nova paróquia. Foi uma luta árdua e corajosa, pois, se por um lado havia muita riqueza espiritual e humana, por outro havia grande pobreza material e econômica.
Havia, ainda, a dificuldade de se conseguir um padre que pudesse assumir uma Paróquia em situação tão precária. Mesmo assim, em 12 de março de 1968 a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora foi criada e dirigida por Dom Jorge Marcos, tendo seu território desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.
A Criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora se liga diretamente àquele primeiro grupo de trabalho e a um seminarista que, embora estudasse Teologia em São Paulo, trabalhava nos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com o Padre Heitor.
Quando este seminarista, já Diácono, estava prestes a ser ordenado Padre, foi chamado pelo seu Bispo, D. Jorge Marcos, que lhe ofereceu três campos de trabalho no seu futuro ministério. Eram eles: Coadjutor na Catedral do Carmo, Vigário na Paróquia Santa Gema (Jardim Ana Maria) ou Vigário na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A resposta deveria ser dada em 30 dias, porém, foi dada imediatamente:
− “Irei para o Parque Capuava, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora!”.
Este seminarista foi ordenado padre no dia 06 de janeiro de 1968 e 20 dias depois, mais exatamente no dia 26 de janeiro de 1968, foi nomeado Vigário da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, onde permanece até o presente, como Padre Emérito da comunidade. Trata-se do nosso querido Pe. Antônio Moura da Silva.
Criada a paróquia e nomeado o 1º Vigário, veio a posse, que se deu no dia 06 de abril de 1968 às 20 horas, naquela humilde capela de madeira.
A capela era tão humilde, que o Sr. Bispo, ao chegar para dar a posse ao Vigário, disse ao Pe. Moura: “Está parecendo o presépio de Belém, onde Jesus nasceu!”, tamanha era a precariedade de nossa capela!
Iniciou-se, então, outra batalha! Arregaçando as mangas, Padre Antônio e o povo lançaram a 1ª campanha em prol da construção da Igreja-sede. Foi exatamente na noite de Natal, de 1968, que, em procissão, o Santíssimo Sacramento foi transportado da capela de madeira para a Igreja definitiva, onde permanece até hoje. Depois dessa campanha, muitas outras foram lançadas, sempre com grande participação da comunidade.