MINISTROS DA COMUNHÃO
Ministério sagrado que deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige conhecimento da doutrina da Igreja.
É um servidor e deverá conscientizar-se de que a sua preocupação deve estar voltada para uma relação intima entre o ministério, Jesus e a comunidade, ou seja, a pessoa deve carregar consigo que o ministério é estar a serviço de Jesus antes da comunidade, isto é, uma intimidade de pura espiritualidade, tornando essa comunidade mais cristã, mais missionária e ativa a caminho da salvação.
O Ministério requer a consciência do compromisso assumido mediante Cristo e a comunidade para isso o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística deve buscar conhecer melhor sua fé e o espírito de vivência comunitária e que seja um promovedor e transformador da fraternidade. Portanto todos os ministérios devem ser exercidos em um espírito de serviço fraterno e dedicação à Igreja, em nome do Senhor.
Ao mesmo tempo, a consciência de cada fiel, em seu julgamento moral sobre seus atos pessoais, deve evitar a encerrar-se em uma consideração individual, ao contrário deve-se fazer plenamente comunhão Deus e o irmão, na alegria, na tristeza e na vida como um todo. Pode-se dizer que esta comunhão só acontece com a convicta consciência “do estar a serviço para quem”. Serviço este que dignifica aquele que já é digno para levar a partilha desta dignidade ao outro, ao irmão.
OBJETIVO GERAL
O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo de suprir uma necessidade da Igreja atribuindo além de assumir a identidade engajando-se mais profundamente na comunidade dando com maior intensidade sua contribuição para a construção do Reino de Deus.
AÇÕES PRÁTICAS
-
Conhecer as necessidades da comunidade, seus apelos, as prioridades mais urgentes a serem respondidas.
-
Conscientizar, a partir da realidade, dinamizando as tarefas comunitárias, sob a luz da Palavra de Deus.
-
Apoiar os grupos da comunidade, ajudando-os a um trabalho participativo de comunhão. Ministério é serviço na comunidade.
-
Cristo é o Pão da vida. O Ministro não só distribui o Pão Eucarístico, mas está comprometido com a "vida dos irmãos".
-
O Ministro deverá estar ligado profundamente a Cristo, dinamizando e fermentando a comunidade, promovendo a fraternidade.
-
O Ministro é chamado a conhecer melhor sua fé, ao estudo permanente, e à vivência concreta da fé na comunidade, principalmente junto aos necessitados e doentes.
-
É importante que o Ministro cultive sua fé, o espírito comunitário, cresça na consciência do anúncio do Reino de Deus e da denúncia daquilo que não constrói fraternidade. Cresça no dom de si mesmo, na espiritualidade Eucarística, visando transformação. Suas atividades são diárias e constantes, concentrando-se basicamente no servir.
-
A de "servir o altar", junto ao sacerdote durante as Missas, obedecendo a uma escala previamente elaborada no intuito de que haja um justo revezamento para que todos tenham oportunidade de participar tanto das Missas semanais, como nas dominicais.
-
A visitação aos doentes: onde é realizado deverá ser realizada uma preparação do doente para receber o Sacramento despertando também os familiares para a consciência do sacramento.
-
Estar presente nas celebrações das exéquias sempre que houver necessidade, levando juntamente com outros membros o conforto aos familiares do falecido, dando um sentido cristão à morte.
-
Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote.
-
Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora.
-
Formar a comunidade cristã através da Palavra de Deus, despertar-lhe a fé e prepará-la para celebração eucarística.
-
Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943 (quando autorizado e na falta do Sacerdote).
-
Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas.
-
Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
-
Dar resposta ou tirar dúvidas com respostas concretas, senão buscar a resposta certa antes de passá-la.
-
Os ministros extraordinários deverão ajudar-se mutuamente e confraternizar-se entre si, tanto no plano espiritual como no plano material.
COORDENADOR
Padre Márcio